Otimizar espaços: dicas para aproveitar o apartamento ao máximo

Seja para um adulto solteiro ou para um  casal sem filhos, até mesmo com um deles, os apartamentos pequenos têm se mostrado uma pedida frequente para quem busca unir praticidade, aconchego e economia.

No post de hoje, vamos dar 5 dicas de decoração e otimização de espaços pequenos para você que está pensando em alugar um apartamento ou até mesmo já está morando em um. 

Segue com a gente para saber mais. 

Aumento nas vendas de espaços residenciais pequenos

A última pesquisa realizada pelo SECOVI-SP, em novembro de 2021, destacou a venda de 4.909 novas unidades residenciais na cidade de São Paulo. Um aumento de 13% se comparado ao mesmo período, em 2020. 

A cereja do bolo fica para uma característica específica da maioria dos apartamentos vendidos: imóveis de 2 dormitórios na faixa de 30m² a 45m² de área útil. 

Por isso, é muito comum precisar morar em lugares centrais da cidade e se deparar apenas com apartamentos diminutos. Mas isso não significa ter que morar sem uma decoração que tenha seu toque especial.  

Dicas de otimização e decoração

Se você é uma dessas pessoas que, por necessidade ou opção, precisou morar em um apartamento compacto, não se preocupe. Existem formas de torná-lo bem aconchegante. 

Abra os espaços

E integre os ambientes. Se você pegou um imóvel aberto e com o pé-direito alto, evite construir paredes. Pense em como você pode explorar a parte aérea com um mezanino, por exemplo, seja para um quarto ou para uma estação de trabalho. 

Harmonize a mobília 

E sempre que possível, a planeje desde a planta. Especialmente para cozinhas e quartos, onde os espaços precisam ser aproveitados ao máximo. Procure sempre as mobílias de transição para que o ambiente aberto e seus vários recintos integrados, consigam conversar entre si a partir da decoração. 

Móveis multifuncionais

O exemplo clássico é o do baú que vira banco, mas também podemos citar mesas extensíveis para jantares especiais, sofás-cama para visitas esporádicas, beliches para aumento da quantidade de leitos  e outros que ajudam a otimizar o ambiente. 

Explore as paredes

As transformando em cabideiros, prateleiras com nichos, ganchos para bolsas e vestuário. O importante é torná-las o mais funcional possível e não apenas um espaço vazio. Afinal, se você a tem ali, por que não usá-la de uma forma prática e vantajosa para você e seu ambiente?

Espelhos

Aumentam a sensação de espaço,  especialmente se tiverem um tamanho adequado para o local instalado. Eles podem estar em um hall de entradas, salas de jantar, quartos e até mesmo banheiros. Além, é claro, de dar todo aquele charme final para o ambiente. 

São pequenos detalhes que fazem toda a diferença 

Sabe aquela mesinha de centro? Tire ela do seu espaço, pois acaba interferindo na circulação. Aproveite e elimine barreiras visuais, buscando sempre utilizar móveis baixos ou vazados. 

Evite também aqueles que tiverem extensões ou se funcionarem assim, a exemplo de objetos com pontas, aparadores e as famosas prateleiras com portas que abrem pra fora (sempre prefira as de correr). 

Muita coisa, não é mesmo? 

Sabemos que sim! Por isso, o mais adequado é procurar um suporte especializado no assunto. 

Apenas uma equipe de capacitada poderá desenvolver projetos em completa sintonia com as tendências do mercado, unindo sofisticação através do design diferenciado e com o que há de melhor em qualidade operacional.

Produzido pelo time de Conteúdo A&P WEB